Notícias


20/05/22 Tempo de leitura: 2 min Por: greenlegis

Como engajar os colaboradores na adoção de novas tecnologias


Compartilhe com sua equipe:

É uma questão de tempo para que a transformação digital alcance todas as empresas, aquelas que ainda não estão avançadas nesse processo, então se esforçando para chegar lá. Paralelamente, cada vez mais, os softwares e plataformas disponíveis no mercado incorporam inovações e inteligência, tornando os processos empresariais cada vez mais automatizados e metrificados, independente do setor ou necessidade.

A Iniciativa para a adoção de uma nova tecnologia pode partir tanto de líderes como de membros das equipes ao identificar um problema ou uma oportunidade de melhoria de desempenho em algum processo. De outra forma podem ser requisitos de clientes ou até demandas legais. A implementação, por sua vez, segue alguns passos que são comuns na maioria dos casos como a criação de um projeto, cotações, reuniões e todo os aspectos que levam à escolha de um sistema que atenda as expectativas dos setores envolvidos.

Os Problemas de Adoção

O grande desafio em implementar um novo processo baseado em um sistema ou plataforma vai muito além da implementação e treinamento, é preciso criar uma cultura empresarial que estimule a colaboração entre os usuários, o compartilhamento de boas práticas e principalmente que insira o comportamento de uso na rotina do time. Não importa o quão cara e repleta de recursos uma plataforma seja, sem os incentivos corretos e uma mudança dos fluxos de trabalho do time, o investimento financeiro e o tempo despendidos podem acabar indo pelo ralo.

São três os principais motivos para que a adoção de uma nova tecnologia naufrague antes de ter uma aplicação real:

  • Medir o sucesso da implementação sem levar em conta o ganho de produtividade.
  • Levar em consideração as funcionalidades da tecnologia sem refletir sobre as capacidades e recursos disponíveis para operá-la.
  • Ignorar que o processo demandará tempo e exigirá persistência da equipe.

O que fazer para aumentar as chances de sucesso?

O retorno sobre a implementação de uma nova tecnologia, muitas vezes, é bem claro na cabeça dos líderes e responsáveis pelo projeto. Quando o processo funciona bem, pode até se tornar irreversível, configurando um novo padrão na empresa/setor. Mas, o que fazer para que a adoção seja um sucesso?

Faça menos, faça melhor. Determine objetivos específicos e essenciais para adoção, foque em processos em que você acredita serem de maior impacto. Os pequenos sucessos garantem a continuidade da implementação e a adoção de novos processos.

Planeje as mudanças de rotina. Não espere a implementação da plataforma para pensar como o time deverá se comportar. Planeje os fluxos, comunique e fixe-os na rotina da equipe, dessa forma o sistema torna-se a ferramenta do processo e não “o processo”.

Lidere pelo exemplo. Líderes que participam ativamente do dia a dia de uso um novo sistema ou plataforma não só encorajam os colegas, mas tem a oportunidade de dividir experiências e dificuldades do time. Dessa forma, é possível corrigir o processo ou até mesmo solicitar mudanças junto aos fornecedores da tecnologia.

Dê espaço para os colaboradores se destacarem. Profissionais que tenham maior facilidade ou que se motivaram mais, mesmo com os desafios de uma nova rotina, devem ser estimulados a ajudar os colegas e se portarem como promotores da mudança. A adoção de uma nova tecnologia é uma oportunidade para se identificar líderes da transformação digital.

Envolva o setor de RH. Os setores de RH podem contribuir com ideias para estimular mudanças na cultura organizacional, programas de mentoria e incentivo são exemplos de ações para o desenvolvimento dos colaboradores com foco na transformação digital.

Conclusão

A adoção de uma nova tecnologia vai muito além da aquisição e treinamento de uma nova plataforma, precisa se tornar uma fonte de mudança cultural e comportamental das equipes e passa principalmente pelo papel do líder como um influenciador do processo. Se a organização não estiver preparada para mudar sua forma de agir, uma nova tecnologia provavelmente terá como único benefício demonstrar isso.


Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

+55 31 2514-2521
+55 31 98117-6435
contato@greenlegis.com.br
Ouvidoria
Rua Gonçalves Dias 874,
sala 701 - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.