Notícias


01/06/21 Tempo de leitura: 2 min Por: greenlegis

O Dia Mundial do Meio Ambiente


Compartilhe com sua equipe:

Perto de sua 50ª celebração, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado pela primeira vez em 1974, foi criado com o intuito de impulsionar iniciativas para a solução de problemas ambientais urgentes tais como o aquecimento global, a poluição marinha e o tráfico de animais silvestres.

A data de 05 de junho, marca o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano e a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 1972. Como resultado da conferência, foram definidos 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental que serve de apoio para a agenda ambiental das Nações Unidas.


“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”

DECLARAÇÃO DA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE O MEIO AMBIENTE (ESTOCOLMO, 1972), PARÁGRAFO 6.


Um novo marco: a Cúpula da Terra e a adoção da Agenda 21

Em 1992, na Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro, o trabalho que se iniciou em Estocolmo (1972), após 20 anos, culminou na Agenda 21, que consiste em um programa detalhado de ações para alterar o modelo de desenvolvimento econômico insustentável rumo à um modelo de crescimento que contemple atividades para a proteção e renovação dos recursos naturais como a proteção da atmosfera, redução do desmatamento, prevenção da poluição da água, a destruição de ecossistemas e a promoção de uma gestão segura de resíduos tóxicos.

A agenda 21 não se limitou às causas diretas dos danos ambientais e abordou os padrões de desenvolvimento que contribuem para as práticas prejudiciais ao meio ambiente. Foram discutidas a pobreza e endividamento dos países em desenvolvimento e os padrões insustentáveis de produção e consumo, por exemplo.

Desde então, a ONU criou e implementou diversos programas para tratar as questões ambientais, inclusive cúpulas para a revisão da agenda 21, até que em 2014 a organização passou a contar com a sua mais importante plataforma para a tomada de decisões sobre a sustentabilidade ambiental: a Assembleia Ambiental da ONU (UNEA).

O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2021

Em 2021, o país anfitrião para a celebração da data será o Paquistão e terá como tema principal a Restauração de Ecossistemas. O conceito se refere ao auxílio na restauração de ecossistemas que foram destruídos ou degradados, assim como a conservação dos que permanecem intactos. A organização reitera que ecossistemas saudáveis significam mais desenvolvimento.

A data marca o lançamento formal da década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, que tem como meta, em 10 anos, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados. A ONU destaca que todos os tipos de ecossistemas podem ser restaurados, incluindo florestas, fazendas, cidades e oceanos. As iniciativas podem vir de qualquer um, desde governos a empresas, comunidades e indivíduos.

Independentemente do local ou da escala, a restauração dos ecossistemas é uma importante aliada no atingimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.


Fontes: Nações Unidas Brasil | World Enviroment Day



Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

+55 31 2514-2521
+55 31 98117-6435
contato@greenlegis.com.br
Ouvidoria
Rua Gonçalves Dias 874,
sala 701 - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.