Notícias


05/06/23 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

Como a ISO 27001 te ajuda a contratar fornecedores com segurança


Compartilhe com sua equipe:
  1. Introdução
  2. O que é a ISO 27001
  3. Porque a ISO 27001 garante a segurança das informações
  4. Quais os benefícios de contratar um fornecedor certificado na norma ISO 27001
  5. Conclusão
  6. Gerencie requisitos legais com um software certificado pela ISO 27001

Introdução

Contratar fornecedores que possuem a certificação ISO 27001 é uma das garantias de que a sua organização está segura contra eventuais vazamentos de dados, que podem custar de dores de cabeça até o fechamento do seu negócio.

A certificação ISO 27001 é uma solução extremamente útil, principalmente para empresas que lidam com informações estritamente confidenciais e que manejam dados de terceiros.

O que é a ISO 27001

A ISO 27001 estabelece uma série de normas para as organizações gerenciarem e aprimorarem a sua segurança da informação, de maneira consistente e eficaz.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não governamental que estabelece normas técnicas em vários países do mundo. Suas normas são conjuntos de requisitos e diretrizes que definem as melhores práticas em um determinado campo (como gestão da qualidade, meio ambiente, segurança da informação e muito mais). Essas normas são arquitetadas por especialistas de variadas áreas e são usadas para melhorar a qualidade, segurança e eficiência de produtos e serviços.

Ela é usada como base para identificar e avaliar riscos de segurança da informação, como possíveis vazamentos de dados confidenciais e invasões de sistemas.

Com base nessa análise de riscos, as organizações podem implementar controles de segurança apropriados para mitigar ou eliminar as vulnerabilidades identificadas. Ou seja: agir antes que o problema surja de fato!

Esses controles podem abranger diversas áreas, como segurança física, gestão de acesso, criptografia, gestão de incidentes, conscientização de segurança e continuidade de negócios.

A norma ISO 27001 também exige que a organização estabeleça um ciclo de melhoria contínua, realizando auditorias internas regulares para avaliar a conformidade com os requisitos da norma e identificar oportunidades de aprimoramento.

Clique aqui e confira os requisitos exigidos pela norma ISO 27001 para certificar as organizações

Porque a ISO 27001 garante a segurança das informações

Organizações que são certificadas como ISO 27001 precisam implementar uma série de controles e processos rigorosos para proteger os dados de seus clientes.

Tais controles e processos incluem a identificação e avaliação de riscos, a implementação de medidas de segurança adequadas e a realização de auditorias regulares. Essas medidas têm o objetivo de garantir a conformidade contínua com os requisitos da norma.

Como resultado, as empresas que utilizam soluções de um fornecedor certificado tem a garantia da proteção de suas informações confidenciais dentro de padrões internacionais. Este é um passo grande para evitar potenciais violações de segurança.

Quais os benefícios de contratar um fornecedor certificado na norma ISO 27001

Contratar empresas certificadas na norma ISO 27001 também traz benefícios relacionados à conformidade regulatória.

Muitos setores têm requisitos específicos de segurança da informação, que precisam ser atendidos para cumprir as leis e regulamentos aplicáveis.

Ao escolher um fornecedor de software certificado, por exemplo, as organizações podem ter a certeza de que o sistema fornecido está em conformidade com essas exigências legais, o que facilita possíveis auditorias e evita penalidades.

Outro benefício importante é o aumento da confiança dos clientes, já que a ISO 27001 é um selo de qualidade e segurança reconhecido internacionalmente.

Quando uma empresa utiliza software de um fornecedor certificado, ela transmite aos seus clientes a mensagem de que a segurança de seus dados é uma prioridade. Isso pode fortalecer a reputação da empresa no mercado, aumentar a confiança dos clientes e, consequentemente, impulsionar o crescimento dos negócios.

A certificação ISO 27001 também contribui para a melhoria contínua dos processos de segurança da informação, já que a norma estabelece a necessidade de revisões periódicas dos controles implementados e ações corretivas. Dessa forma, um fornecedor certificado está sempre em busca de garantir que a proteção de dados seja mantida de acordo com as melhores práticas do mercado.

Por fim, a contratação de um fornecedor de software certificado na norma ISO 27001 pode resultar em economia de custos! Embora o investimento inicial possa ser mais alto, já que organizações certificadas precisam implementar controles e processos de segurança, a certificação garante a redução de incidentes de segurança e inconformidade legais que podem gerar despesas significativas no futuro.

Alguns prejuízos possíveis são multas por violação de dados, perda de clientes, e danos à reputação e à marca de uma organização.

Conclusão

Ao escolher um fornecedor de software certificado na norma ISO 27001, as organizações se beneficiam com a garantia de uma segurança da informação reforçada, conformidade regulatória, aumento da confiança dos clientes, melhoria contínua dos processos de segurança e potencial economia de custos.

Essa escolha estratégica oferece tranquilidade e proteção para as organizações que lidam com um cenário cada vez mais digital, que pode significar algumas ameaças para a segurança dos dados.

Contratar fornecedores certificados é sinônimo de garantias: qualidade do serviço, segurança da informação, redução de riscos, confiança dos clientes, e economia de tempo na verificação de conformidade.

Gerencie requisitos legais com um software certificado pela ISO 27001

O Sistema Greenlegis, software referência no mercado para a gestão de compliance e conformidade legal, agora é também o único certificado nas ISO 27001 e 27701 (Segurança da Informação e Privacidade da Informação).

 

Baner retangular com fundo branco. Em destaque, no topo da imagem, está escrito ISO 27001 - Segurança da Informação e ISO 27701 - Privacidade da Informação. Abaixo, há o ícone de um cadeado, seguido pelo texto Empresa Certificada. O objetivo do baner é dizer que a GreenLegis, empresa de gestão de compliance e conformidade legal, é certificada como ISO 27001 e 27701.

 

O Sistema GreenLegis atende a vários segmentos e sistemas de gestão de conformidade legal:

 

Banner retangular com fundo branco, que apresenta as áreas atendidas pelo sistema de gestão de conformidade legal da GreenLegis. São elas: meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, transporte de produtos químicos, responsabilidade social, óleo e gás, qualidade e segurança de alimentos, qualidade de medicamentos, qualidade de cosméticos e higiene pessoal, gestão de energia, trabalhista e previdenciárrio, segurança da informação, compliance e antissuborno.

 

Clique aqui e saiba mais sobre como a GreenLegis pode solucionar a gestão de requisitos legais da sua organização!


Equipe GreenLegis

Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

Rua Gonçalves Dias 874,
11º e 12º Andares - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.