Notícias


27/01/21 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

ABNT atualiza NBR 12693 dos sistemas de proteção por extintores de incêndios


Compartilhe com sua equipe:

Introdução

A AB NT – Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou em janeiro de 2021 a atualização da NBR 12693 (que trata dos Sistemas de Proteção por Extintor de Incêndio). A nova versão trouxe, entre outras novidades, mudanças significativas nas Seções do documento e a inclusão de requisitos para seleção de extintores de incêndio para locais com atividades específicas.

A NBR 12693:2021 é a norma de referência para o estabelecimento de requisitos para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio, portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco.

Fique por dentro das alterações nas normas legais e regulamentações com a Plataforma Greenlegis!

A seguir, confira mais detalhes das mudanças da versão de 2021 da NBR 12693, porque sua organização deve seguir a norma ecomo se adequar.

O que mudou na NBR 12693?

A NBR 12693:2021, em comparação a versão anterior (12693:2013), apresenta mudanças em toda a estrutura das Seções do documento, que foram reformuladas para acomodar novidades e ajustes nas diretrizes para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas.

Entre as mudanças mais significativas, já apontadas nos primeiros parágrafos do documento, estão:

  1. Inclusão de requisitos para seleção de extintores de incêndio para locais destinados a atividades específicas (como locais para produção e armazenamento de líquidos e combustíveis inflamáveis, cais e locais marítimos, e muito mais).
  2. Inclusão de requisitos para seleção de extintores de incêndio para fogos com características especiais (como fogo em líquidos e gases inflamáveis e pressurizados, líquidos inflamáveis e solúveis em água, e muito mais).
  3. Inclusão de novas classes de incêndio (Classe D para fogos em metais combustíveis e Classe K para proteção de cozinhas que utilizam óleos e gorduras vegetais ou animais).

O que são classes de incêndio

Os incêndios são divididos em 5 classes, de acordo com o seu material combustível, sendo A, B, C (classes básicas), D e K (classes especiais):

A – Incêndios provenientes da combustão de papéis, madeiras e todo material que ao queimar deixam resíduos;

B – Incêndios provenientes da combustão de gases e líquidos inflamáveis;

C – Incêndios iniciados em dispositivos elétricos energizados;

D – Incêndios gerados a partir da reação de metais combustíveis;

K – Incêndios provenientes da queima de óleos e gorduras, ocorridos em cozinhas industriais.

Porque sua empresa deve seguir a NBR 12693:2021

A exigência do cumprimento da NBR 12693:2021 parte da Norma Regulamentadora 23 (ou NR 23), que é o mecanismo legal oficial para estabelecimento de medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho.

Monitore todas os requisitos legais trabalhistas aplicáveis à sua empresa!

A NR 23 passou por algumas alterações desde a sua primeira versão, mas a última delas – que é a mais significativa – veio com a publicação da Portaria SIT nº 221, de 06 de maio de 2011, que exigiu o cumprimento das legislações estaduais e das normas técnicas oficiais, de forma complementar, no que se refere às medidas de proteção contra incêndios.

Com isso, as disposições de prevenção e combate a incêndio associadas a, entre outros, projeto, instalação, manutenção e inspeção dos equipamentos, dispositivos e sistemas de prevenção contra incêndio passaram a ser reguladas pelas legislações estaduais, em especial, as Instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros e, na ausência ou omissão das legislações estaduais, pelas normas técnicas oficiais, entre as quais está a NBR 12693.

A NBR 12693:2021 é uma das normas técnicas mais relevantes nesse aspecto, já que trata dos requisitos para dimensionamento, instalação e manutenção dos extintores de incêndio – equipamento mais comum utilizado no combate a princípios de incêndio.

Quais edificações precisam se adequar às mudanças?

Em geral, a maioria das edificações de ocupação coletiva necessitam contar com extintores de incêndio, mas, para ter certeza da obrigatoriedade, é necessário consultar as legislações estaduais aplicáveis (que variam de acordo com cada unidade da Federação).

Nas edificações em que forem exigidas a presença de extintores de incêndio, a atualização com base nas novas diretrizes da NBR 12693 também é processo obrigatório quando não houver legislação estadual sobre o tema.

O dimensionamento e a instalação dos extintores de incêndio – feitos com base na NBR 12693 – precisa ser acompanhado de um projeto de prevenção contra incêndios, que é elaborado por profissional habilitado e aprovado pelo corpo de bombeiros (por meio de AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou por documento similar vigente no estado.

Além disso, é necessário estabelecer um fluxo de inspeções e manutenções preventivas periódicas dos extintores, que englobe verificação das condições de estado do extintor, sinalização, carga e validade dos testes hidrostáticos, para que se garanta o seu eficaz funcionamento em eventual necessidade de uso. 

Empresas, condomínios e edificações que não possuem um AVCB ou correspondente Licença/Autorização do Corpo de Bombeiros Militar – CBM, ou até mesmo não mantém uma rotina de inspeção e manutenção preventiva dos extintores e de demais equipamento de prevenção contra incêndio aplicáveis, estão correndo riscos jurídicos e até de acidentes, como explosões.

Se a empresa já tiver um projeto de combate a incêndio aprovado e vigente, basta aguardar até a renovação do documento para atualizar o que for necessário, de acordo com as eventuais mudanças nas instalações. Já para as organizações que ainda não possuem um projeto, o cenário é outro e será preciso cumprir desde já com as exigências da nova NBR 12693, naquilo que não contrariar a legislação estadual, nem as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, caso existam no respectivo estado.

Redação: Elias Temponi – Advogado e Consultor Jurídico da Greenlegis


Como ficar por dentro das mudanças nas leis e normas legais

Com a Plataforma Greenlegis, sua empresa fica por dentro das mudanças em todas as legislações e normas legais aplicáveis ao seu negócio e ainda conta com profissionais capacitados para te auxiliar na implantação e manutenção do GRO/PGR.

A tecnologia 100% online oferece suporte jurídico e técnico especializado para te ajudar a sanar suas dúvidas!

Saiba mais sobre a Plataforma Greenlegis 


Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

Rua Gonçalves Dias 874,
11º e 12º Andares - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.