Sumário
Quais normas ISO fazem exigências para a homologação ou qualificação de fornecedores
Exigências da ISO 9001 para os provedores ou fornecedores
Gerencie os seus provedores ou fornecedores de forma simplificada com ajuda da tecnologia
Algumas normas ISO definem diretrizes relevantes para o relacionamento das empresas com seus provedores (ou fornecedores), principalmente para assegurar a qualidade dos serviços e produtos, a conformidade legal das corporações e a efetiva continuidade da cadeia produtiva.
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Os termos “homologação de fornecedores” ou “gestão de fornecedores” são amplamente utilizados por muitas organizações para nomear esse processo estruturado de relacionamento das empresas com terceiros. No entanto, os termos “qualificação de fornecedores” ou “gestão de terceiros” também são considerados sinônimos.
Como homologar fornecedores de forma simplificada com auxílio da tecnologia
Há controvérsias sobre o que significa cada termo e a ISO não expressa uma nomenclatura específica no texto das normas, mas é certo de que existem regras com relação ao relacionamento com os fornecedores para as empresas que desejam adquirir ou manter as certificações.
Abaixo estão detalhes sobre o que as normas ISO estabelecem sobre a relação das empresas com os fornecedores.
As normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001(Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional) apontam algumas diretrizes para o relacionamento das empresas com seus provedores ou fornecedores, mas em aspectos ambientais e de saúde e segurança ocupacional.
No entanto, é a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) que apresenta instruções mais específicas e direcionadas para a forma de relacionamento das empresas com seus fornecedores. Ela aponta que as corporações devem determinar e aplicar critérios para avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de seus provedores, além de exigir que tudo seja devidamente documentado.
A ISO 9001 não especifica detalhes de como deve ser o processo ou quais requisitos devem ser exigidos, mas existem algumas diretrizes importantes no mercado que devem ser observadas. Confira a seguir:
As organizações devem estabelecer critérios claros para a seleção e a avaliação de fornecedores, como a capacidade de fornecimento, a qualidade dos produtos ou serviços, o histórico de desempenho, a capacidade financeira, a conformidade regulatória, entre outros.
Esses critérios podem ser avaliados com base em coleta e análise de documentos, certificações, licenças e outras informações que demonstrem a conformidade dos fornecedores.
A definição de critérios para o monitoramento do desempenho dos provedores, outra exigência da ISO 9001, é fundamental para acompanhar se os produtos ou serviços dos provedores estão sendo entregues conforme foi estipulado em contrato.
Esses critérios podem ser relacionados ao acompanhamento dos prazos de entrega ou até se estão sendo realizadas melhorias nas mercadorias fornecidas por parte dos fornecedores.
Após a seleção inicial para aprovação dos provedores, as empresas devem avaliar os fornecedores periodicamente para garantir que continuem atendendo aos requisitos da organização. Isso pode envolver a realização de auditorias, avaliações de desempenho, análise de reclamações de clientes, entre outras atividades.
Um outro aspecto apontado pela ISO 9001 é que a avaliação, a seleção, o monitoramento e a reavaliação dos provedores devem ser devidamente documentados, o que é fundamental para registrar, padronizar e replicar os processos.
Sendo assim, é importante ter um repositório onde os procedimentos e documentos sejam armazenados, para as devidas consultas e revisões.
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Avalie o status de conformidade dos seus provedores – acesse, de forma simplificada, os requisitos legais aplicáveis aos seus fornecedores e crie requisitos próprios.
Avalie a performance dos provedores – atribua notas para qualidade, preço, prazo e entrega dos fornecedores.
Seleção e Homologação fornecedores – aprove os fornecedores mais bem qualificados, que são avaliados automaticamente pela Plataforma com base em critérios pré-estabelecidos pela sua organização.
Monitorar os fornecedores homologados – acompanhe um calendário com as datas de vencimento de documentos e demais pendências dos fornecedores cadastrados.
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