Notícias


16/01/23 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

O que são não-conformidades e desvios?


Compartilhe com sua equipe:

Quando mencionamos não-conformidades, nos referimos ao não atendimento de algum tipo de requisito, seja ele legal, regulamentar ou normativo. 

Para uma empresa, é muito importante que a definição do que são “não-conformidades” esteja clara e bem assimilada, afinal, quando se tem plena noção do que é, estar em conformidade se torna cada vez mais simples.

Outro termo importante de ser ter maior clareza sobre o que é, são os chamados desvios. Desvios referem-se a situações que requerem ações preventivas para impedir possíveis não-conformidades. Os desvios caracterizam problemas que ainda não se transformaram em não conformidades, mas que, se não resolvidos, podem acabar se transformando em problemas maiores.

O conceito de “não-conformidade” 

O conceito de não-conformidade é bastante amplo, e isso pode gerar certa confusão. Como mencionado anteriormente, a não-conformidade é o não atendimento de um requisito, seja ele interno ou externo, determinado pela própria organização ou por características normativas, como o não atendimento a requisitos para a certificação de normas de padronização, como a ISO 14001, por exemplo. 

Tendo isso em mente, cabe ressaltar que se deve ter atenção, também, para a própria regulamentação interna da empresa. Muitas vezes, existe o foco em atender aspectos externos, como aspectos legais, e se esquece da própria regulamentação interna (procedimentos internos e contratos, por exemplo). 

O conceito de “desvios” 

Assim como dito acima, desvios são resultados indesejáveis de algum processo, problemas. A questão com os desvios é: nem sempre esses resultados indesejáveis ou problemas, propriamente ditos, são coisas negativas, tendo em vista que, nesse sentido, encontrar problemas é de extrema importância. O quanto antes esses problemas forem detectados, maiores são as chances de resolvê-los e, assim, evitar as não-conformidades. 

Importante: todo desvio deve ser investigado, afinal, por menos importante que seja, como mencionado anteriormente, continua sendo um problema. A mentalidade de melhoria contínua requer uma ação sistemática e permanente de ajustes e melhorias.  

Como tratar suas não-conformidades e desvios? 

O Sistema GreenLegis está preparado para auxiliar a sua empresa na identificação de todas as suas conformidades. Com o Módulo Conformidade Legal, você tem acesso a um banco de dados confiável e diariamente atualizado, para que tudo esteja em conformidade legal, de acordo com as necessidades e realidades do seu negócio. 

Com o Módulo Gestão de Ocorrências do Sistema GreenLegis, você pode gerenciar e tratar seus desvios e não-conformidades. Registre seus desvios e ocorrências e defina planos de ação para seu tratamento. Tudo isso integrado com o Módulo de Conformidade Legal, para que todo o processo se torne cada vez mais simples de se resolver.

Quer saber mais sobre o Sistema GreenLegis? Clique no botão abaixo e entenda como o Sistema funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a sempre estar em conformidade legal.


Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

Rua Gonçalves Dias 874,
11º e 12º Andares - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.