Notícias


12/09/22 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

O que é e como fazer a gestão de requisitos legais


Compartilhe com sua equipe:

A Gestão de Requisitos Legais é o processo realizado por organizações públicas, privadas e do terceiro setor para identificar, analisar e controlar o cumprimento das obrigações legais. Essas obrigações podem ser impostas por Leis, Portarias, Decretos, Convenções coletivas e acordos internacionais.

Realize a gestão dos requisitos legais da sua organização de forma fácil com ajuda da tecnologia!

Realizar esse processo é fundamental para a garantia da integridade física e jurídica das corporações e para evitar sanções legais (punições, multas ou até o encerramento das atividades).

Confira a seguir um artigo completo sobre:

  • o que é a gestão dos requisitos legais;
  • para quem ela é indicada;
  • quando deve ser realizada;
  • como fazer!

O que são Requisitos Legais

Requisitos legais são obrigações oriundas de determinações legais que as organizações devem cumprir.

Eles são estabelecidos por normas dos diferentes níveis da nação (federal, estadual ou municipal), que incidem sobre as organizações de acordo com a localidade onde elas estão.

Por exemplo: existem leis diferentes para empresas do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, assim como também existem normas legais que podem variar para cada um dos municípios dos respectivos Estados.

Os requisitos legais também variam de acordo com as características das organizações: o setor em que estão inseridas, os produtos ou serviços que comercializam, os trabalhadores envolvidos em suas atividades, sua dimensão territorial e os insumos que elas utilizam.

Por exemplo: a indústria alimentícia  responde a normas legais diferentes da automobilística; corporações com milhares de funcionários precisam cumprir algumas leis diferentes das pequenas empresas.

Também pode haver requisitos legais iguais para Estados e Municípios ou para organizações de diferentes áreas.

Os requisitos legais tratam de:

  • exigências para garantia da segurança interna e externa das organizações;
  • práticas para armazenamento de dados;
  • condições para execução de determinadas funções;
  • premissas para executar atividades ou estabelecer novas empresas em uma determinada área;
  • e muito mais.

Baixe gratuitamente o e-book Gestão da conformidade legal em 8 passos

Porque é importante realizar a gestão de Requisitos Legais

O principal motivo para realizar a gestão dos requisitos legais é a garantia de segurança (jurídica e das pessoas), já que o descumprimento de obrigações legais pode gerar multas e até resultar no fechamento das organizações.

O processo também é fundamental para demonstrar a conformidade legal e a regularidade de atividades das corporações para seus stakeholders (clientes, fornecedores, comunidade, poder público, acionistas etc.). Hoje em dia, por exemplo, os consumidores estão cada vez mais interessados em saber se as marcas atendem às normas legais.

No mesmo sentido, se uma organização deseja estabelecer práticas ESG e se posicionar como uma marca referência no assunto, gerenciar os requisitos legais é fundamental.

ESG é a sigla em inglês para uma agenda de responsabilidades corporativas voltadas para questões ambientais, sociais e de governança.

A gestão dos requisitos também é um meio para desfrutar de oportunidades oferecidas pela legislação, como vantagens pela adoção de boas práticas gerenciais e operacionais.

O processo ainda é indispensável para aquelas corporações que desejam se adquirir e/ou renovar a certificação de suas atividades, serviços e produtos em Normas ISO, já que elas exigem o cumprimento e monitoramento sistemático da legislação.

A ISO 14.001 e a ISO 45.001 são exemplos de normas certificáveis que exigem que a empresas tenham processos estruturados de acesso, identificação, acompanhamento e comunicação dos requisitos legais.

Lista de documentos e registros exigidos pela ISO 14.001:2015 - Baixe agora

Para quais organizações é indicada a gestão de requisitos legais

A gestão de requisitos legais é um processo indicado para toda e qualquer organização que deseja:

  1. garantir a continuidade das atividades;
  2. evitar danos à operação, imagem e rentabilidade dos negócios.

Há legislações para regulação de qualquer tipo de atividade, seja em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos e de todos os setores da economia.

Isso significa que todas as organizações precisam gerenciar requisitos legais para serem sustentáveis (nos mais variados sentidos da palavra).

Quando fazer a gestão dos requisitos legais

O indicado é que as organizações já passem a gerenciar requisitos legais no momento de início das suas atividades e que sigam realizando o processo enquanto existirem.

Requisitos são criados, alterados ou excluídos ao longo do tempo e, por isso, passam por mudanças constantes.

Essa fluidez nas determinações legais exige que a gestão seja feita de forma contínua e sistemática.

Apenas assim as organizações conseguem garantir que estão sempre de acordo com as leis, mesmo com eventuais mudanças. Esse é um diferencial em caso de auditorias repentinas.

Como fazer a gestão dos requisitos legais

A gestão dos requisitos legais integra um processo amplo e sistemático de gerenciamento da conformidade legal, procedimento realizado por organizações das mais variadas áreas e setores para garantir o cumprimento das exigências legais.

Para gerenciar a conformidade legal, é necessário seguir alguns passos básicos:

  1. Acessar a legislação vigente;
  2. Interpretar o texto das normas legais;
  3. Extrair os requisitos aplicáveis à sua organização;
  4. Verificar conformidades e não conformidades;
  5. Conscientizar a equipe;
  6. Avaliar riscos e propor planos de ação;
  7. Realizar auditoria periodicamente;
  8. Criar um registro do processo.

Confira detalhes no e-Book Gestão da Conformidade Legal em 8 Passos!

Como fazer a Gestão de Requisitos Legais de forma fácil com ajuda da tecnologia

A GreenLegis conta com a solução completa para a gestão da conformidade legal: a junção do Sistema GreeenLegis e da Auditoria de Conformidade Legal.

O Sistema GreenLegis é uma tecnologia inovadora e segura que permite gerenciar o cumprimento de todos os requisitos legais. A plataforma 100% online reduz tempo e trabalho de equipes acostumadas a rotinas repetitivas de checagem de conformidade legal.

A plataforma também é adaptada a várias necessidades e ajuda organizações de diferentes setores a realizarem a gestão da conformidade legal em vários escopos: trabalhista, ambiental, gestão de fornecedores, e muito mais!

A GreenLegis também oferece Serviços de Auditoria de Conformidade Legal para sua organização ter acesso à diagnósticos qualificados de compliance e atendimento à legislação.

Grandes organizações já contam com a GreenLegis para gerenciar a conformidade legal. Veja algumas abaixo!


Veja também

Informe o seu email e receba nossos conteúdos!


Fale Conosco

Rua Gonçalves Dias 874,
11º e 12º Andares - Funcionários
Belo Horizonte / MG - Brasil
GreenLegis Serviços em Sustentabilidade © 2022. Todos os direitos reservados.